sábado, 4 de junho de 2011

GRAPHICS INTERCHANGE FORMAT (GIF)

GIF (Graphics Interchange Format, que se pode traduzir como "formato para intercâmbio de gráficos") é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web, quer para imagens fixas, quer para animações.

Imagem GIF com canal de 256 cores. Nota-se perda de qualidade devido ao limitado número de cores

Pronúncia
"GIF" é em geral pronunciado em português guif, com um g duro. Curiosamente, os criadores deste formato de ficheiro, na documentação oficial, determinaram que a pronúncia correcta em inglês deveria ser jiff, o que em português soaria a algo como djif, bem mais próximo da pronúncia que a palavra "gif" teria segundo as regras ortográficas do português.

História


Bandeira da Madeira com animação gif
O formato foi introduzido em 1987 pela CompuServe a fim de fornecer um formato de imagem a cores para as suas áreas de descarga de ficheiros, em substituição do formato anterior, RLE, que era apenas a preto e branco. O GIF tornou-se popular porque utilizava compressão de dados LZW, mais eficiente que o run-length encoding usado por formatos como o PCX e o MacPaint, o que permitia que imagens relativamente grandes fossem baixadas num tempo razoável, mesmo com modems muito lentos.
A opção de intercalamento (interlacing), que armazena as linhas da imagem fora de ordem de tal modo que permitia que uma imagem parcialmente descarregada fosse reconhecível até certo ponto, também contribuiu para a popularidade do formato GIF, visto que o utilizador podia parar o descarregamento da imagem, se ela não fosse o que pretendia.
Este formato de arquivo atualmente é amplamente utilizado na web por causa do seu tamanho compacto. No entanto, este formato possui uma paleta limitada de cores (256 no máximo), impedindo o seu uso prático na compactação de fotografias. Por causa desta limitação o formato GIF é utilizado para armazenar ícones, pequenas animações ou imagens com áreas extensas de cores chapadas.

 GIFs animados


GIF animado da rotação terrestre
Um GIF animado é o termo dado às animações formadas por várias imagens GIF compactadas numa só. É utilizado para compactar objetos em jogos eletrônicos, para usar como emoticon em mensageiros instantâneos e para enfeitar sites na Internet.
CompuServe introduziu o formato GIF em 1987 para fornecer um formato de imagem a cores para seu arquivo baixar áreas, substituindo o anterior codificação run-length (RLE) de formato, que era preto e branco. GIF tornou-se popular porque usou a compressão de dados LZW, que foi mais eficiente do que a codificação run-length que formatos como o PCX e MacPaint usado, e bastante grandes imagens podem ser descarregados em um tempo razoavelmente curto, mesmo com modems muito lentos.
A versão original do formato GIF foi chamado 87. Em 1989, a CompuServe concebeu uma versão melhorada, chamada 89a [1], que adicionou suporte para os atrasos de animação (imagens múltiplas em um córrego já estavam apoiados em 87), as cores de fundo transparente, o armazenamento de metadados e aplicações específicas. A especificação 89a também apoia a integração de rótulos de texto como texto (não embutindo-os na gráfica de dados), mas como há pouco controle sobre as fontes de exibição, este recurso não é amplamente utilizado. As duas versões podem ser distinguidos por olhar para o seis primeiros bytes do arquivo (o "número mágico" ou "assinatura"), que, quando interpretado como ASCII, leia "GIF87a" e "GIF89a", respectivamente.
GIF foi um dos primeiros dois formatos de imagem comumente usado em sites da Web, sendo o outro a XBM preto e branco. [Carece de fontes?] JPEG veio mais tarde com o navegador Mosaic.
A característica de armazenar múltiplas imagens em um arquivo, acompanhada por dados de controle, é usado extensivamente na Web para produzir animações simples. O recurso de entrelaçamento opcional, que armazena a imagem digitalizar linhas fora de ordem, de tal forma que até mesmo uma imagem parcialmente baixado foi um pouco reconhecível, também ajudou a popularidade GIF, como um usuário pode cancelar o download caso não era o que era necessário.
Ligações externas

. www.wikipaint.org sistema de animação colaborativa online que gera Gif animados

(Fonte: Wikipédia)

PINTURA


A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.
Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; muitas das obras de arte mais importantes do mundo, tais como a Mona Lisa, são pinturas a óleo.
Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos.
No entanto, há controvérsias sobre essa definição de pintura. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital, a idéia de que pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura não deve ser ignorada. O concernente à pintura é pictural, pictórico, pinturesco, ou pitoresco.

Cor
Na pintura o elemento fundamental é a cor. A relação formal entre as massas coloridas presentes em uma obra constitui sua estrutura fundamental, guiando o olhar do espectador e propondo-lhe sensações de calor, frio, profundidade, sombra, entre outros. Estas relações estão implícitas na maior parte das obras da História da Arte e sua explicitação foi uma bandeira dos pintores abstratos. A cor é considerada por muitos como a base da imagem.

 História

A pintura acompanha o ser humano por toda a sua história. Ainda que durante o período grego clássico não tenha se desenvolvido tanto quanto a escultura, a Pintura foi uma das principais formas de representação dos povos medievais, do Renascimento até o século XX.
Mas é a partir do século XIX com o crescimento da técnica de reprodução de imagens, graças à Revolução Industrial, que a pintura de cavalete perde o espaço que tinha no mercado. Até então a gravura era a única forma de reprodução de imagens, trabalho muitas vezes realizado por pintores. Mas com o surgimento da fotografia, a função principal da pintura de cavalete, a representação de imagens, enfrenta uma competição difícil. Essa é, de certa maneira, a crise da imagem única e o apogeu de reprodução em massa.
No século XX a pintura de cavalete se mantém através da difusão da galeria de arte. Mas a técnica da pintura continua a ser valorizada por vários tipos de designers (ilustradores, estilistas, etc.), especialmente na publicidade. Várias formas de reprodução técnica surgem nesse século, como o vídeo e diversos avanços na produção gráfica. A longo do século XX vários artistas experimentam com a pintura e a fotografia, criando colagens e gravuras, artistas como os dadaístas e os membros do pop art, só para mencionar alguns. Mas é com o advento da computação gráfica que a técnica da pintura se une completamente à fotografia. A imagem digital, por ser composta por pixeis, é um suporte em que se pode misturar as técnicas de pintura, desenho, escultura (3D) e fotografia.
A partir da revolução da arte moderna e das novas tecnologias, os pintores adaptaram técnicas tradicionais ou as abandonaram , criando novas formas de representação e expressão visual.

 Pintura figurativa e abstrata

Quando o artista pretende pintar mum quadro uma realidade que é familiar, natural e sensível ou interna, a pintura é essencialmente a representação pictórica de um tema: é uma pintura figurativa. O tema pode ser uma paisagem (natural ou imaginada), uma natureza morta, uma cena mitológica ou cotidiana, mas independente disto a pintura manifestar-se-á como um conjunto de cores e luz. Esta foi praticamente a única abordagem dada ao problema em toda a arte ocidental até meados do início do século XX.
A partir das pesquisas de Paul Cézanne, os artistas começaram a perceber que era possível lidar com realidades que não necessariamente as externas, dialogando com características dos elementos que são próprios da pintura, como a cor, a luz e o desenho. Com o aprofundamento destas pesquisas, Wassily Kandinsky chegou à abstração total em 1917. A pintura abstrata não procura retratar objetos ou paisagens, pois está inserida em uma realidade própria.
A abstração pode ser, porém, construída, manifestando-se em uma realidade concreta porém artificial. Esta foi a abordagem dos construtivistas e de movimentos similares. Já os expressionistas abstratos, como Jackson Pollock, não construíam a realidade, mas encontravam-na ao acaso. Este tipo de pintura abstrata resulta diametralmente oposta à primeira: enquanto aquela busca uma certa racionalidade e expressa apenas as relações estéticas do quadro, esta é normalmente caótica e expressa o instinto e sensações do artista quando da pintura da obra.

 Técnica

Diversos tipos diferentes de tintas
Toda Pintura é formada por um meio líquido, chamado médium ou aglutinante, que tem o poder de fixar os pigmentos (meio sólido e indivisível) sobre um suporte.
A escolha dos materiais e técnica adequadas está diretamente ligada ao resultado desejado para o trabalho e como se pretende que ele seja entendido. Desta forma, a análise de qualquer obra artística passa pela identificação do suporte e da técnica utilizadas.
O suporte mais comum é a tela (normalmente feita com um tecido tensionado sobre um chassis de madeira), embora durante a Idade Média e o Renascimento o afresco tenha tido mais importância. É possível também usar o papel (embora seja muito pouco adequado à maior parte das tintas).
Quanto aos materiais, a escolha é mais demorada e, normalmente, envolve uma preferência pessoal do pintor e sua disponibilidade. O papel é suporte comum para a aquarela e o guache, e eventualmente para a tinta acrílica.
As técnicas mais conhecidas são: a pintura a óleo, a tinta acrílica, o guache, a aquarela, a caseína, a resina alquídica, o afresco, a encáustica e a têmpera de ovo. É também possível lidar com pastéis e crayons, embora estes materiais estejam mais identificados com o desenho.

Géneros

(Fonte: Wikipédia)

DECOUPAGE OU DECUPAGEM

A técnica do Decoupage !!!





flickr - Amanda Woodward

O decoupage ou decupagem

O deoupage é uma técnica extremamente simples de executar, baseia-se no uso do papel e da cola. Decupagem (do francês découpage, derivado do verbo découper, recortar) significa, originalmente, o ato de recortar, ou cortar dando forma. Nas artes decorativas, um sistema de colagem de papel e papelão sobre objetos.
fonte: Wikipedia


Decoupage é o nome dado à arte de decorar com colagens de recortes de papel estampado.
De belo efeito e fácil execução, ganhou adeptos os mais diversos.


          
flickr - swamp dragon

Cores: tintas para Decoupage




A Base Acrílica para Decoupage pode ser aplicada com pincel ou rolinho de espuma.
Oferece acabamento fosco, alta cobertura e poder de nivelamento para preparação de superfície para receber pinturas, colagem ou pátinas.
De secagem rápida, é solúvel em água. Após seca, pode ser lixada com lixas finas para massa.
As 28 cores foscas são miscíveis, permitindo a obtenção de outras tonalidades. E tem mais 8 cores metálicas.
fonte: Tintas Mercur


Papeis e Modelos (Mercur)



Coleção de papéis para Decoupage e arte francesa em dois tamanhos (A5 – 15x21 cm e A4 21x30 cm).
Os desenhos foram planejados permitindo o aproveitamento total da área impressa e oferecem várias possibilidades de recortes apresentando barras, centros e cantoneiras. As barras adesivas acompanham o estilo dos papéis.
Os papéis licenciados, que incluem diversos personagens, como Barbie, Moranguinho, as Princesas, Ursinho Pooh e a linha Hot Wheels, com os desenhos dos carrinhos que os meninos adoram.


Indicações/Características: 
 
Dos artesanatos em papel, o da arte francesa é um dos mais apreciados.
A composição tridimensional é obtida utilizando-se várias folhas da mesma figura em recortes que se sobrepõe.
Os relevos são realçados boleando-se com uma ferramenta de ponta esférica e os recortes pelo avesso.
Para manter e realçar os relevos, aplicam-se pedaços de EVA por baixo das figuras, colados com Cola para EVA .


- Os modelos Mercur - Linha country, com Galinhas, Porquinhos, Vaquinhas, Joaninhas, Florais, Borboletas e Gatos para decorar caixinhas, latas, cadernos, móveis, paredes e tudo o que a sua imaginação criar.
- A Cola para Decoupage Mercur, mais fina e com a secagem um pouco mais lenta que as demais colas, facilita o trabalho de decoupage. Com acabamento fosco e ótimo poder de nivelamento, fica invisível após a secagem.


Modelo de papel para decoupage. 
Se pode fazer decoupage se utilizando de algumas técnicas.
E se pode fazer decoupage em vários materiais (Madeira, Mdf, gesso, vidro).
  • Decoupagem Bau

  • Decoupagem Caixa de Costura

  • Decoupagem Caixa com Gavetas

  • Efeito de Afresco

  • Decoupagem em Gesso

  • Decoupagem Vidro

  • Decoupagem Prato de Vidro

  • (Fonte: Faz Fácil)